16 de dezembro de 2011

LIBRAS, o que é isso?

LIBRAS foi reconhecida como uma língua pela lei 10.436, de abril de 2002, e regulamentada pelo decreto 5.626, de dezembro de 2005, porém infelizmente ainda nos deparamos com situações totalmente adversas a lei. Hoje não é difícil encontrarmos dois Surdos conversando em língua de sinais, muitas vezes nos trens, nos metros, ônibus enfim já passou a fazer parte do cotidiano de muitos de nós, mas nem por este motivo ele é menos discriminado no mercado de trabalho, na escola etc. A surdez é dita por muitos como uma deficiência oculta, pois quando vemos um Surdo na rua, no shopping ou em outro ambiente, dificilmente o identificaremos como um deficiente, devido a esse “privilégio” o aluno Surdo passa despercebido por muitos. Com o término das escolas especiais os deficientes estão sendo “inseridos” na escola regular, mas os Educadores, muitas das vezes, não receberam nenhum preparo para trabalhar com estes alunos.
Em contra partida nossos governantes “recomendam” que se houver um aluno Surdo na sala de aula o limite de alunos na sala, que é de 35 para o ensino fundamental e 40 para o ensino médio, passe para 30 no ensino fundamental e 35 no ensino médio, claro que com apenas 30 ou 35 alunos por sala o Educador pode se dedicar muito mais ao aluno Surdo. Ou alguém discorda? Temos ainda na lei uma parte que diz respeito à formação do Educador, ela diz exatamente assim:
Art. 1º A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS será um componente curricular obrigatório nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia, de instituições de ensino públicas e privadas, do sistema federal de ensino.
§ 1º Todos os cursos de licenciatura, o curso normal superior, o curso de pedagogia e o curso de educação especial serão considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério.

A pergunta que a EDUCAVIVA deixará para vocês hoje é: Com 40 horas (que é a carga horária média destinadas pelas universidades para o “ensino” de Libras) é possível um Educador sair totalmente hápto a trabalhar com um aluno Surdo?

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