13 de maio de 2012


Falta valorização!


Infelizmente observamos que algumas pessoas não valorizam, ainda, a LIBRAS como uma língua.
Fizemos algumas pesquisas em cidades do interior de São Paulo e observamos que as escolas de Libras para ouvintes e também as pessoas interessadas em aprender libras não dão a devida valorização à língua. Ligamos para algumas "escolas" e encontramos as mais variadas "propagandas", por este motivo decidimos colocar aqui um breve comentário sobre o assunto.
Em algumas escolas os atendentes nos disseram que para ficar fluente (é isso mesmo FLUENTE) em Libras é preciso apenas 120 horas, sendo o curso do básico ao avançado, outras nos disseram que o suficiente para aprender libras são apenas 60 horas, que com essa quantidade o alunos conseguirá conversar tranquilamente com o Surdo.  O mais preocupante é que as pessoas acabam acreditando nessas "propagandas enganosas", infelizmente essas "escolas" estão cheias de alunos, porém qual a qualidade desses cursos? O mais interessante ou intrigante é que se essas escolas oferecessem um curso de inglês ou japonês e dão a mesma garantia, de que se aprende a língua pretendida em 120 horas, rapidamente as pessoas saberiam que é impossível, porém acreditam que a Libras se aprende em 60 ou 120 horas. O que nos também nos deixam preocupados é que alguns desses "profissionais" irão trabalhar como interlocutor (termo utilizado para professores que auxiliam o Surdo na sala de aula, no estado de São Paulo), com isso quem mais sofre é, ou sempre, o Surdo.
Nós da EDUCAVIVA acreditamos que essas "escolas" não valorizam a língua. Esperamos que nossos leitores compartilhem da nossa ideia e não caiam nessa "estória" de que em 120 horas você sai fluente em uma língua (qualquer que seja ela). Assim como em qualquer língua se não se tem um contato com os usuários da Língua sempre faltará algo, porém mesmo com esse contato não se aprende em 120 horas, acreditamos que com menos de 3 (três) anos você não conhece Libras, e mesmo assim após esses TRÊS anos ainda perceberá que falta algo.
Deixamos aqui uma pergunta para os nossos leitores: 
Qual o melhor professor para lecionar (Libras)? O Surdo ou o ouvinte?

Um comentário:

  1. Acho que o melhor professor para lecionar LIBRAS é aquele que tem competência para tal, quer ele seja Surdo ou ouvinte. O Surdo terá a fluência e as configurações de mão perfeitas, e forçará os alunos a praticarem a LIBRAS. Porém um professor ouvinte de LIBRAS saberá os nuânces de tradução, as diferenças linguísticas e as sutilezas que na língua portuguesa não são percebidas pelo surdo. Sou contra o ouvinte que aprendeu uma meia duzia de sinais e já se acha apto a lecionar LIBRAS (já vi isto). Mas também sou contra um Surdo que queira ensinar LIBRAS e desconheça a Língua Portuguesa (se este pretende ensinar a ouvintes).

    ResponderExcluir

Comente nosso post.